sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Para tédio tem remédio?


Boa noite, ilustríssimos leitores,

É com muito tédio que escrevo hoje sobre o tédio, por isso, não se surpreendam se este for o pior post do blog, meus queridos admiradores e árduos críticos, pois apenas escrevo sobre isso, pois é o que cerca meus pensamentos no momento. Nada mais, nada menos, só tédio. Decepcionante, não? Bom, antes de qualquer coisa, eu gostaria de declarar que Google é meu pastor, como alguns íntimos já sabem, e nada me faltará! Por isso, tratei logo de pesquisar sobre esse sentimento humano tão irritante e constante na vida urbana de uma garota imatura como eu.

Define-se: O tédio é um sentimento humano, um estado de falta de estímulo, ou do presenciamento de uma ação ou estado repetitivo - por exemplo, falta de coisas interessantes para fazer, ouvir, sentir etc. As pessoas afetadas por tédio em caráter temAdicionar imagemporário consideram este estado muitas vezes como perdido, perda de tempo, mas geralmente, não mais do que isto. Alternativamente, alguns acham que ter tempo de sobra também causa tédio. Para as pessoas entediadas, o tempo parece passar mais lentamente do que quando elas estão entretidas. Tédio também pode ser um sintoma de depressão.

Ademais, gostaria de declarar para minha amada tia Aleida que não sou depressiva, apenas um pouco anti-social, e que amo ela muito. (ela mora fora e sempre me liga preocupada, achando que eu tenho depressão, porque eu não sou muito baladeira como os jovens "normais", por isso esse comentário avulso, gente). Enfim, voltando ao tema mais tedioso de todos os tempos, o maldito tédio! Em suma, a definição da Wikipédia está fantástica, porém incompleta, uma vez que o tédio é um estado, não um sentimento, que pode surgir por inúmeras razões, sendo a principal delas o mau uso da imaginação.

A meu ver, a ocupação da mente com coisas divertidas, sejam elas utopias ou não, torna tudo mais agradável. Uma leitura agradável, uma boa música, um saboroso chocolate, um bom filme, um site engraçado, até mesmo uma paixão platônica, enfim, existem mil estímulos para afastar o tédio da sua vida, basta ter a mente aberta e boa vontade. Meu lema é: se já está ruim, não pode piorar, então vamos dar um jeito de sair da fossa.
A minha válvula de escape é a escrita, como podem perceber. Assim que sinto o tédio se aproximar, procuro algo para escrever. Pode ser uma caderneta, um papel, um guardanapo, uma mesa, um livro, o que for, que eu logo consigo reacender as chamas da motivação e espantar o desgraçadinho. Como estou no computador, aqui estou escrevendo, por exemplo. É importante conseguir encontrar saídas para o tédio, visto que ele tende a aparecer na maior parte das vezes, ainda mais em pessoas exigentes e perfeccionistas como eu.

No entanto, o pensamento positivo é meu aliado nessa batalha, ao passo que o tédio não dura muito comigo. Algumas amigas minhas até ficam incomodadas com isso, pois procuro ver o lado bom de tudo, sempre, mas com um viés realista. Ser "pé no chão" é necessário, mas são as asas da imaginação que libertam nossos corpos do plano tedioso. A mente humana é o melhor brinquedo que temos, basta usá-la da maneira correta, que teremos o mundo aos nossos pés. Assim, desejo-lhes muita criatividade e imaginação. O pior defeito das pessoas é deixar de sonhar, acreditando que é besteira e infantilidade. Felizes são as crianças, que não se preocupam com nada e vivem idealmente.

Falando em criança, tem uma música do Biquíni Cavadão, da época da minha infância, que eu cantava sempre com minha irmã e minha prima, e que tem tudo a ver com o tema de hoje. Com vocês, "Tédio":


Sabe esses dias em que horas dizem nada
E você nem troca o pijama, preferia estar na cama
Um dia, a monotonia tomou conta de mim
É o tédio, cortando os meus programas, esperando o meu fim

Sentado no meu quarto
O tempo voa
Lá fora a vida passa
E eu aqui a toa
Eu já tentei de tudo
Mas não tenho remédio
Pra livrar-me deste tédio

Vejo um programa que não me satisfaz
Leio o jornal que é de ontem, pois pra mim tanto faz
Já tive esse problema, sei que o tédio é sempre assim
Se tudo piorar, não sei do que sou capaz

Tédio, não tenho um programa
Tédio, esse é o meu drama
O que corrói é o tédio
Um dia, eu fico sério
Me atiro deste prédio.

Esperança, jovens, não se atirem de prédio nenhum! Um beijo e um abraço, Isadora.

3 comentários:

  1. Dodolaaaaaaa, acabo de ler sua avaliação sobre o tédio, e como sempre me surpreendo e me assusto....sou a titia que sempre vai achar que vcs são aquelas bonequinhas cabeludinhas, infantis, indefesas, que necessitam muito da nossa proteção...etc, etc...para mim , vc e suas primas vão ser sempreeee minhassss, o amor que sinto acredito que é similar ao de mãe ( que me perdoe as mães da familia as tias .., mas esse lugar é muito cativo meu e não abro mão dele de forma nenhuma...)...
    Me assusta saber que vcs vão ter suas vida independentes, casarr, morar fora, e etc..é difícil digerir e entender o caminho natural da vida!!
    Mas vcs sabem que vou estar sempreee com vcs .. em qq lugar, em qq situação...minha missão é muito essa..a de ser uma es´pecie de guardia~....contm sempre comigo, pois meu amor por vcs é incondicional e eterno!! com amorrrr...tia Aleida

    ResponderExcluir
  2. O tédio é o sentimento mais moderno que existe...

    ResponderExcluir