terça-feira, 11 de agosto de 2009

Influenziados pela Influenza A. Até quando?


Bom dia, caros leitores e amigos,


Atualmente, um problema está sendo relatado pelos diversos canais midiáticos com uma dramaticidade desnecessária e sensacionalista, típica de jornalistas amadores e carniceiros, que se alimentam da desgraça com um sadismo inigualável e imaturo. A mídia, como de praxe, faz questão de divulgar tal acontecimento com o claro objetivo de escandalizar e assustar a população, visto que é em choque, medo e raiva que posto sobre o assunto mais comentado ultimamente, a tal da gripe suína.


Contudo, a gripe A, como também é chamada, merece ser entendida por todos nós, público leigo e sem conhecimento médico suficiente para entender as consequências de um possível contágio, pois está presente em nossos ares brasileiros, tal como nos demais. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a doença atingiu o nível de pandemia!


Por causa disso, e do ódio que cerca minha inconformada mente desde ontem, quando recebi as notícias chocantes sobre o cancelamento de eventos, aulas e afins, fiz questão de pesquisar sobre o assunto para não falar besteira aqui. Primeiramente, faço questão de comentar sobre os sintomas, uma vez que muitos conhecidos e desconhecidos meus desconfiam ter a gripe, sem nem conhecer o básico sobre ela. Listam-se aqui os principais sintomas:


“Os sintomas são muito similares aos de uma gripe comum ou mesmo aos da dengue. O paciente com gripe suína tem febre acima de 39ºC, falta de apetite, dores musculares e nas articulações, dor de cabeça intensa, irritação nos olhos e tosse. Algumas pessoas com a gripe suína também relataram ter apresentado catarro, dor de garganta, náusea, vômito e diarreia forte.”


Enquanto pesquisava sobre o tema, li o depoimento de um infectologista a respeito das medidas políticas de prevenção que vem sendo tomadas em todo o país: "Com a comprovação de que a letalidade do vírus é inferior ao da gripe comum, esse medo deixou de ter justificativa. As medidas tomadas só contribuem para alardear o pânico, nada mais. Para nós, especialistas, elas são uma resposta essencialmente política (...) pensar em suspender atividades essências para o cotidiano é inútil". Logo, neuróticos de plantão, não fiquem tão receosos ao saírem de casa e entrarem em contato com pessoas, pois isso não vai matar ninguém!


Não obstante, é necessário tomar medidas profiláticas, tais como: "lavar as mãos com água e sabonete depois de tossir ou espirrar, depois de usar o banheiro, antes das refeições e antes de tocar os olhos, boca e nariz; proteger com lenços (preferencialmente descartáveis) a boca e nariz ao tossir ou espirrar, para evitar disseminação de gotículas no ar; evitar entrar em contato com outras pessoas suscetíveis. Caso não seja possível, usar máscaras cirúrgicas, evitar aglomerações e ambientes fechados (eles devem estar sempre ventilados), ingerir alimentação balanceada e tomar muito líquido. Porém, os equipamentos de proteção (máscaras e luvas) são recomendados no Brasil apenas para pacientes suspeitos e pessoas ou profissionais de saúde em contato direto com eles."


São medidas simples e que já estão entrando em vigor em muitos locais fechados do país, inclusive no colégio em que estudo. Caso alguém tenha suspeitas que esteja contaminado com o vírus influenza A (H1N1), não entre em pânico, procure seu médico e evite contato social em locais aglomerados e fechados por pelo menos uma semana. Ah, e viagens desnecessárias também não são indicadas. Por isso, nem cogite a possibilidade de ir para o México ou para qualquer lugar em que há foco da pandemia, viu?


Existem especulações de que uma vacina contra o vírus será produzida no Brasil em outubro, mas não há garantias de que o antiviral será "tiro e queda", uma vez que o uso indiscriminado do mesmo pode levar o vírus a apresentar mutações. Em suma, o desespero não salvará ninguém contaminado nem protegerá os sortudos saudáveis, por isso, não tenhamos pânico! Quando o sentimento toma lugar da razão em casos como esse, fica ainda mais difícil combater a mídia sensacionalista e as prefeituras do terror. Basta seguir as instruções básicas, ao passo que são as únicas opções que temos até o momento.


Aos familiares de vítimas que faleceram, meus sinceros pêsames. Sinto profunda compaixão daqueles que não tem acesso à nata da avançada medicina brasileira, que enfrentam as intermináveis dificuldades da saúde pública do país. Graças a minha família, não precisei enfrentar tal situação (e sou muitíssimo grata por isso), mas pensar só no meu umbigo não é justo nem saudável com os demais que não foram afortunados como eu e grande parcela das pessoas que conheço. Por isso, com indignação e espanto, pergunto-me: ATÉ QUANDO?


Um beijo e um abraço para os que ficam, Isadora.

2 comentários:

  1. Perfect.
    Podiam começar a divulgar também o número de mortos por gripe comum... acho que iriam transformar isso no fim do mundo.
    Mas é realmente impressionante a falta de informação das pessoas. Não duvido que ainda tenha gente que evita comer carne de porco com medo de contrair a gripe.

    ResponderExcluir
  2. Até Quando - Gabriel Pensador
    Não adianta olhar pro céu com muita fé e pouca luta
    Levanta aí que você tem muito protesto pra fazer e muita greve
    Você pode e você deve, pode crer
    Não adianta olhar pro chão, virar a cara pra não ver
    Se liga aí que te botaram numa cruz e só porque Jesus sofreu
    Num quer dizer que você tenha que sofrer
    Até quando você vai ficar usando rédea
    Rindo da própria tragédia?
    Até quando você vai ficar usando rédea
    Pobre, rico ou classe média?
    Até quando você vai levar cascudo mudo?
    Muda, muda essa postura
    Até quando você vai ficando mudo?
    Muda que o medo é um modo de fazer censura
    Até quando você vai levando porrada, porrada?
    Até quando vai ficar sem fazer nada?
    Até quando você vai levando porrada, porrada?
    Até quando vai ser saco de pancada?
    Você tenta ser feliz, não vê que é deprimente
    Seu filho sem escola, seu velho tá sem dente
    Você tenta ser contente, não vê que é revoltante
    Você tá sem emprego e sua filha tá gestante
    Você se faz de surdo, não vê que é absurdo
    Você que é inocente foi preso em flagrante
    É tudo flagrante
    É tudo flagrante
    A polícia matou o estudante
    Falou que era bandido, chamou de traficante
    A justiça prendeu o pé-rapado
    Soltou o deputado e absolveu os PM's de Vigário
    A polícia só existe pra manter você na lei
    Lei do silêncio, lei do mais fraco:
    Ou aceita ser um saco de pancada ou vai pro saco
    A programação existe pra manter você na frente
    Na frente da TV, que é pra te entreter
    Que pra você não ver que programado é você
    Acordo num tenho trabalho, procuro trabalho, quero trabalhar
    O cara me pede diploma, num tenho diploma, num pude estudar
    E querem que eu seja educado, que eu ande arrumado que eu saiba falar
    Aquilo que o mundo me pede não é o que o mundo me dá
    Consigo emprego, começo o emprego, me mato de tanto ralar
    Acordo bem cedo, não tenho sossego nem tempo pra raciocinar
    Não peço arrego mas na hora que chego só fico no mesmo lugar
    Brinquedo que o filho me pede num tenho dinheiro pra dar
    Escola, esmola
    Favela, cadeia
    Sem terra, enterra
    Sem renda, se renda. Não, não
    Muda, que quando a gente muda o mundo muda com a gente
    A gente muda o mundo na mudança da mente
    E quando a mente muda a gente anda pra frente
    E quando a gente manda ninguém manda na gente
    Na mudança de atitude não há mal que não se mude nem doença sem cura
    Na mudança de postura a gente fica mais seguro
    Na mudança do presente a gente molda o futuro


    lembrei desse musica lendo os seus posts xD
    parabens viu, muito bom seu blog

    ResponderExcluir