quarta-feira, 12 de agosto de 2009

A grande utopia amorosa






Bom dia, caros leitores,

Venho escrever hoje com muito prazer, pois, há alguns dias, acreditei que não atualizaria aqui por um bom tempo, por motivos que já foram explicitados anteriormente. Feliz ou infelizmente, aqui estou, com muita sede de colocar para fora algumas idéias que cercam minha mente no momento.

A discussão que pretendo abordar hoje envolve o universo feminino e suas peculiaridades envolvendo o universo masculino. As mulheres e os homens parecem viver em um eterno conflito, como todos sabem, em que existe amor em alguns momentos e ódio em outros. Sim, a tal da guerra dos sexos. Hoje, quero escrever sobre a perfeição que tantos almejam em seus futuros parceiros, os quais serão apresentados para a família e os amigos, enfim, que serão levados a sério. Em algum momento da vida, o que precisamos é estabilidade, certo?


Se ainda não aconteceu com você, prepare-se, pois um dia acontecerá. A vida é repleta de fases e mudanças, por isso é tão maluca e problemática. Então, voltando ao tema: o par perfeito. Por que será que tantas pessoas são exigentes quando se trata de relacionamento sério? Será a necessidade de aprovação? A insegurança? Os dois? Vai saber. O que quero indagar é: existe alguém perfeito para nós?

A resposta parece óbvia, mas ainda assim ficamos iludidos com a idéia de perfeição. Uns mais, outros menos, mas todos ficam presos à idéia, uma vez que é extremamente atrativa. Crescemos assistindo contos de fadas, vendo plebéias tornando-se princesas ao conhecerem um príncipe encantado, sonhos virando realidade e tudo mais. A televisão e o cinema fazem com que sejamos completamente alienados quando o assunto em questão é o amor. Fora a pressão de fora também, dos pais, amigos e conhecidos, que faz com que a busca pelo par parfeito se torne cada vez mais intensa.

O segredo da felicidade está justamente em não ceder às pressões, pois assim ficaríamos todos (mais) neuróticos, de modo a preocupar mais com a aprovação alheia do que com a realização pessoal. Não conheço ninguém que tenha levado pra casa um namorado drogado e inconveniente ou algo do gênero, para conhecer a família. Você conhece? Bom, se você conhece, é porque o filho ou a filha queria chamar a atenção dos pais (ausentes).

Infelizmente, os pais gostam de se apegar à idéia estereotipada de namorado ideal para os filhos. Assim, a filha deve namorar um rapaz inteligente, que saiba conversar, que seja carinhoso e respeitoso, além de todos aqueles nhém nhém nhéns típicos de alguém ligado a valores morais conservadores. Já o filho, prodígio amado da sogra nojenta, deve apresentar aos pais uma menina educada, que não fale palavrão, que não use roupas provocantes e/ou chamativas, que concorde com tudo o que for discutido na mesa do almoço. Ah, e no final lave a louça com a sogra, claro! Mais uma vez, idéia moralista e conservadora de namorada ideal. A partir daí, nasce o estereótipo de sogra chata e sogro ciumento.

Pois bem, onde fica o respeito nessa história toda? Cada um tem o livre arbítrio de escolher o que lhe convém, o que lhe faz bem, e ponto. Eu, particularmente, odeio pessoas conservadoras, por isso nunca consegui lidar com essa idéia de "família de namorado" muito bem, inclusive antes de ter a experiência com um namorado. Desde que me entendo por gente, tenho essa idéia de que namorar não envolve a família, mas sim o casal, ainda mais na adolescência. Quem vê pensa que namoro é casamento! Convenhamos, adolescentes "casados", a juventude é breve para ser adiada tão cedo com essa falsa moralidade de compromisso eterno.

Não banalizem o verbo amar, não se apressem com apresentações precipitadas à família, não acreditem em relacionamento eterno, não estraguem tudo com uma falsa idéia de amor. Amar é algo tão simples e genuíno, que aos poucos é transformado em algo complicado e podre, de modo que perde toda a magia com esses pseudo-casamentos. "É preciso amar as pessoas como elas são", não como elas deveriam ser. Ninguém é perfeito, nada é eterno e o amor não deve ser idealizado.

Olhe só, comecei o comecei com uma idéia e acabei finalizando com outra. Bom, acho que por hoje é só. Um beijo e um abraço, amo vocês para sempre.

Isadora C.

2 comentários:

  1. Realmente idealizar e criar expectativas em relação ao par perfeito é sempre frustrante.Temos que nos permitir amar,sofrer, perder e ganhar todos os dias e claro ficar com quem nos faz bem, isso é até uma questão de auto-estima. Nada melhor do que também poder ser uma influência positiva para a vida de outra pessoa.E assim, ambos desenvolvem a admiração e o respeito que levam ao amor que seja eterno enquanto dure!
    Tenho profunda admiração e respeito por vc filha, continue sempre com esses valores que vc tem para sua vida toda!! beijos

    ResponderExcluir
  2. amiga vc escreve muito bem,concordei muito com o que você disse!
    te amo muito per, love ya.

    ResponderExcluir