quinta-feira, 8 de abril de 2010

O senhor de todos os senhores


Quem me conhece sabe que eu adoro defender inúmeras teorias, por vezes infundadas, mas ainda assim minhas teorias. Tenho essa mania de ficar pensando demais nas coisas, o que faz com que eu reflita acerca de mil e um temas. Pensar demais não quer dizer que sou intelectual, mas sim à toa. Afinal, só tem tempo para pensar quem não está ocupado. Certo? Justamente pensando nisso, haha, que vou tratar nesse post sobre algo onipresente, poderoso, infalível e temível: o TEMPO. É, acho que eu fosse falar sobre Deus, né? Pois bem, enganou-se. A meu ver, o tempo sim apresenta todas essas características.

Enfim, em mais uma das minhas reflexões, pude notar que é ele o grande responsável por todas as coisas. Pode parecer ignorante afirmar isso, ao passo que isento de mim e de todos os seres humanos a culpa de muito do que somos responsáveis, mas como já disse, é apenas uma teoria minha, infundada ou não.

O grande fato é que ele é o grande motor da história, ou mais, seria ele a própria história? O tempo é o grande definidor de um número incontável de acontecimentos, queiramos admitir isso ou não. Romanticamente falando, por exemplo, não acho que exista alguém certo para cada um de nós, uma espécie de "alma gêmea" ou qualquer afim. Acredito que exista o momento certo, não a pessoa certa. Entende?

Por mais que em determinado contexto, o Príncipe Encantado (tipo idealizado pela mulherada) apareça na vida de uma reles qualquer, se o timing não for certo, o caso não irá progredir. E como saber que o momento é certo? Isso é extremamente subjetivo, pois varia de pessoa pra pessoa. Contudo, essa teoria se aplica a todas as pessoas. Eu mesma já presenciei várias histórias desse gênero.



Portanto, o amor nada mais é que um acaso. É preciso muito mais que química, pele, afinidade, doação... É preciso que o tempo conspire a favor. Desse modo, estaríamos nós destinados a encontrar alguém ou apenas estaríamos jogados à sorte? Eu não tenho a mínima idéia, mas confio mais na segunda opção. Essa história de "meant to be" não me pega mais. É ilusória e poética demais.

Ademais, penso em mais um exemplo relacionado ao tema em questão: O vestibular. Existem tantas pessoas plenamente capacitadas para serem aprovadas, no sentido de que apresentam a somatória inteligência e esforço, mas ainda assim são reprovadas, já perceberam? Pois é, aí entra o maldito tempo de novo. Por mais que a pessoa seja uma geek, estudiosa até o último fio de cabelo, talvez ela não esteja preparada para viver essa nova etapa, que é ingressar no Ensino Superior. One more time, the timing is not right. Ou, mais provavelmente, tenha ficado para trás em função de outras pessoas terem tido um desempenho melhor hahahaha, mas filosofando a respeito, faz sentido. Pelo menos para mim.

Já vi tanta gente que não se esforçava nem um pouco para passar, e acabou passando, e outras pessoas que se esforçavam em dobro e ficaram para trás, que acabo levando a crer que minha teoria não é tão filosófica assim. Em suma, é impossível provar que toda essa baboseira provinda da minha cabeça seja certa, mas é importante pensar a respeito, criar nossas próprias conclusões.

Existem, afinal, tantos ditados envolvendo o tempo. Um deles é aquele que afirma que o tempo cura tudo. Bom, sinto-me no direito de complementar essa lenda popular, acrescentando o que penso, concluindo que o tempo não só cura, como também destrói tudo.

Um grande beijo, Isadora C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário