sexta-feira, 5 de março de 2010

O mal de estar sozinho


Olá, caros leitores,

Após assistir um episódio de Sex and the City, em que o tema em questão era a solidão (no sentido de estar sozinho, não de se sentir sozinho), fiquei pensando a respeito do modo como as pessoas encaram a solteirice nos dias atuais. É possível encontrar inúmeras pessoas associando compromisso à felicidade, o que é considerado por mim um erro catastrófico.

Estar sozinho não implica em estar infeliz, da mesma forma como estar namorando não implica em estar feliz. Atualmente, a sociedade em geral, vê a solteirice de forma negativa, como se nós, descompromissados e descompromissadas do mundo afora, fôssemos aberrações. Em suma, gostaria de discutir a respeito desses mitos e, como de praxe, defender minha opinião a respeito.

Bom, de fato existem fobias das mais diversas possíveis. Uma das fobias que aterroriza o homem contemporâneo é a solidão. Todos cresceram aprendendo que a fórmula da felicidade consiste em encontrar o seu par perfeito e formar uma linda família. Ah, e ter (muito) dinheiro! Apesar de a idéia ser irresistível, eu não compro. A felicidade vai muito mais além disso, obviamente. Mas, voltando ao assunto em questão, o medo de estar só. Enfim, existem muitas pessoas passando por isso, de modo que preferem viver ilusões amorosas a viver com sua própria companhia.

A simples idéia de estar sozinho ou de ser visto sozinho em público deixa milhões de cidadãos inseguros, refletindo sobre o por quê dessa realidade os assombrar. Isso não deveria acontecer! Desde quando estar solteiro é sinal de fracasso pessoal? A simples noção faz com que eu me sinta irritada. É claro que em certos casos pode ser verdade, mas não em todos.

Eu, Isadora, posso falar com toda certeza que conheço pessoas que vivem relacionamentos fajutos só porque não conseguem lidar com a idéia de estar sozinho. Namoram por namorar, casam por casar, ficam por ficar. Assim, questiono: Onde entra a realização pessoal? E a felicidade? Pois é, não há espaço para ambas... Porém, a princípio! O mais chocante é que as pessoas que falseiam relacionamentos são felizes. Ou pelo menos aparentam ser. Vale salientar que tudo isso é baseado nas aparências.

Eu não posso deixar de perguntar: viver em uma mentira é compensatório? Domir com alguém que você não é apaixonado, não admira, é melhor do que dormir sozinho? A consciência de cada um sabe muito melhor do que eu, leiga em relacionamentos, as respostas para essas perguntas.



Um comentário:

  1. Isadora, adorei esse texto.
    Temos que parar e refletir se vale realmente a pena ficar com uma pessoa não se sentindo realizada só pelo medo de ficar sozinha.
    A gente aprendeu que sozinha não vamos ser felizes, e pensamos que talvez com alguém por mais que não seja perfeito é maior a chance de sermos, e todo mundo quer ser feliz.
    Tá meio dificil de entender meu pensamento, mais só queria deixar aqui escrito que gostei do que voce falou!
    beijo

    ResponderExcluir