quinta-feira, 18 de março de 2010

Perdas


Às vezes a vida nos surpreende com perdas, perdas essas que se tornam enormes vazios dentro de nós... Conforme a dor não passa, tentamos preencher esses vazios com outras pessoas, coisas, atividades, até então nos conformarmos. A conformidade tende a demorar e a aceitação realmente costuma ser postergada. Felizardos aqueles que a encontram facilmente. Em suma, é válido ressaltar que existem várias tentativas sendo usadas pelas pessoas, mas que, sinceramente, não funcionam. A dor da perda deixa uma cicatriz muito forte e dolorida, que não pode ser preenchida nunca. Logo, a conformidade aparece quando a pessoa se dá conta disso e vive sua vida normalmente, lidando bem com isso, já que é algo de fato normal. E a cicatriz passa a não doer mais, só deixando marcas. Já notaram que as cicatrizes sempre trazem histórias dramáticas, mas nunca são lembradas durante o dia-a-dia? É, ficam lá como se fossem parte da pele “normal” (não marcada pela cicatriz), mascaradas.

Ademais, acredito que a vida não seja feita apenas de ganhos e sorrisos, mas muito mais de perdas. Quando as coisas estão indo conforme deveriam, nós não evoluímos, estagnamos. Acostumamo-nos com a calmaria e esquecemos da tempestade. É a tempestade que instiga nossa inteligência e nosso bom senso, não a calmaria, que, por sua vez, estimula nossa comodidade. Desse modo, quando perdemos a noção do roteiro de nossas histórias, quando acontecem tragédias (grandes ou não), crescemos muito mais do que se tudo estivesse bem. Não quero ser pró-sofrimento, muito pelo contrário, penso que é possível evoluir sem ter que sofrer perdas, mas são elas que nos causam um impacto mais forte. FATO!

Recentemente, o nossa cidade sofreu perdas irreparáveis. Duas mulheres infelizmente vieram a falecer, deixando entes queridos devastados e entristecidos com a surpresa com que vieram a deixar nosso plano mundano. Esse discurso acaba parecendo egoísta, porque pessoas no mundo inteiro morrem a todo instante, e eu estou aqui falando de apenas duas. Mas foram as que eu tive contato (indiretamente falando, pois não conhecia nenhuma delas), portanto são as que despertam em mim um sentimento mais constante de reflexão.

Não vou falar detalhadamente sobre elas, por respeito ao fato de que ainda é muito recente e também aos familiares e amigos que podem ler meu texto (a Internet é um mundo tão pequeno, afinal) e se sentir expostos ou sei lá. O fato é que pelo pouco que sei de ambas, entendo que eram seres do bem. Sabe? Pessoas bem intencionadas, inteligentes e dedicadas, que não deveriam ter sido "levadas" daqui tão cedo. No entanto, eu acredito piamente que todos nós temos a nossa hora de partir. Nascemos, vivemos, fazemos história e partimos. É doloroso demais encarar as perdas de forma objetiva, mas pode ajudar. Penso que vivemos os famosos cinco estágios do "Modelo de Kübler-Ross" (mas readaptados ao que estou falando), sendo eles: Negação, raiva, negociação, depressão e aceitação.

Eu estou longe de ser uma pessoa fanática ou religiosa, mas afirmo com toda certeza que sou uma pessoa de fé. Agora, mais do que nunca, eu estou mentalizando muito pelas famílias e pelos amigos dessas duas mulheres, porque eu imagino a dor que eles estejam sentindo. Eu tenho certeza de que a vida não está restrita ao plano mundano, ao passo que existe algo além. Tem que existir...

Eleonora e Jaqueline, descansem em paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário