domingo, 13 de dezembro de 2009

Voltando às raízes


Olá, queridos leitores e árduos críticos,

Há tempos não escrevo nada aqui, pois estava atolada nos estudos, como muitos que conheço também estavam, mas finalmente toda essa temporada de esforço passou. As férias chegaram, o PAIES acabou e só consigo pensar em uma coisa: relaxar. A meu ver, não há nada mais relaxante do que escrever, assistir bons filmes e escutar música de qualidade. Pois bem, enquanto estiver por aqui, hei de atualizar este blog o máximo possível, com textos interessantes, espero.

O tema que pretendo abordar hoje é a família e a importância dela na vida dos jovens. Bom, muitos adolescentes costumam entrar em confronto com seus familiares, em função de apresentarem idéias antagônicas, sendo que, na maior parte das vezes, os pupilos apresentam um desejo de liberdade imenso, que tende a esfriar o relacionamento com os pais. Sentem-se presos às imposições e regras impostas pelos mais velhos, o que estimula o desejo pelo desconhecido (libertinagem, fuga às regras, fazer o "errado", moralmente incorreto).

Acredito, no entanto, que não são só esses os motivos que fazem com que a relação entre os pais e os filhos seja superficial, mas, mais pra frente, abordarei outros temas mais profundamente. Em suma, tenho uma teoria: o ser humano é como um pássaro: quanto mais enjaulado estiver, mais interessado estará pela liberdade apresentada fora da "gaiola". Portanto, pais do mundo inteiro, não façam com que os seus lares sejam semelhantes a uma gaiola (sufocante, cansativa e desanimadora). Sou a favor da comunicação em casa, que dê aos filhos confiança e força para enfrentar o mundo cruel que existe lá fora, não o contrário.

No meu caso, tenho uma mãe amável e dedicada, mas um pai ausente (entre outras coisas). Não estou aqui para expor a minha situação familiar, nem debater coisas íntimas, até porque acho ridículo, mas desejo tratar de um assunto sério. Tem uma frase do Oscar Wilde que me encanta, quando eu penso nessa situação que vivo: "No início, os filhos amam os pais. Depois de certo tempo, passam a julgá-los. Raramente ou quase nunca os perdoam."

Viver em sociedade exige de nós destreza para aprender a lidar com a diferença. Dentro de casa, isso também acontece, já que cada um tem características únicas, que podem levar a brigas e discussões. Não acredito em "família de propaganda de manteiga", que só sabe rir e amar. Isso é tão fictício quanto uma história de fadas e princesas. É normal brigar e detestar os familiares em certas ocasiões é totalmente aceitável. O que não pode acontecer é deixar que as brigas e os sentimentos negativos tomem um espaço predominante no lar.

Assim, devemos aceitar certas coisas que nossos pais desejam, por respeito, pelo fato de que eles nos amam, porque amar é ceder, e ceder é abrir mão do que queremos e achamos correto em algumas situações. Mas que fique bem claro: não é só porque eles são pais que eles sabem tudo. Muitíssimo pelo contrário! É preciso debater certas questões, defender o seu ponto de vista, quando está nítida a falta de maturidade dos pais em lidar com devidas questões. Aí está toda a beleza: o debate levando à compreensão.

Não obstante, sei que em muitos casos, os pais mais se assemelham a generais autoritários, que não querem ouvir nada, só sabem impor regras e mais regras. Nesses casos, o ideal é ter paciência, porque os gritos só servirão para piorar a situação. E, falo por experiência, esses tipos de pais são os que apresentam os filhos mais "imorais", se é que vocês me entendem. Não passam de adultos moralistas, hipócritas (porque, com toda certeza, aprontaram bastante, ou pelo menos quiseram aprontar), acostumados a reprimir seus desejos, por isso tentam reprimir os seus filhos. Posso estar sendo extremista, rude e desrespeitosa, mas é uma teoria. Bom, não deixa de ser uma hipótese, estando certa ou errada.

Em suma, desejo concluir que cada família tem uma moral. O mais importante, e que vale para todas as famílias, é que a casa deve ser um aconchego, não uma guerra. Conversem sobre sexo, drogas, dúvidas, opções, profissões, sem querer impor nada, que acredito que seus pais escutarão.

Um beijo e um abraço, Isadora C.

2 comentários:

  1. Olá Isadora. Concordo com sua opinião sobre a casa gaiola que é imposta pelos pais, geralmente os mais protetores. Aliás, acredito que esse comportamento é enxergado por todos que já acompanharam, mesmo de forma mínima, uma relação pai/mãe e filhos. Esse comportamento chega às vezes a comprometer a expansão das crianças ao mundo, ou deformar a relação social dessas causando a falta de maturidade mental. Formando assim jovens e adultos que não respeitam a sociedade e a desprezam diante de seus companheiros, que na maioria dos casos, possuem a mesma visão de mundo.

    Enfim, um pequeno gesto dos dois lados, como os mostrados em sua postagem é o início para uma melhor convivência das famílias. Infelizmente, as pessoas não chegam a tentar usar a conversa para resolver seus problemas e usam o ato de ignorar como a saída mais fácil do momento. O que concordo que para alguns é a melhor opção vista. Não possuindo forças para enfrentar os climas ruins, o que mais desejam é a saída mais próxima.

    Parabéns novamente pelo Blog. Espero agora, que está com mais tempo, que possa postar com mais frequência.

    Abraços,

    PS: algum tempo atrás, mais exatamente dia 13 de novembro, postei em meu blog de atualidades, que infelizmente não está nada atualizado devido também a falta de tempo de minha parte, sua postagem "Mentira, a mãe da moralidade." que foi seu último post antes de sua pausa. Postei junto créditos à sua pessoa junto também ao seu blog. Afirmo que a usei por pura admiração, sem fins lucrativos para parte própria. Caso não concorde com isso, por favor diga que retirarei o mais breve possível.

    Mr.V

    ResponderExcluir
  2. filha vc é o exemplo vivo da aperfeiçoação da espécie!
    Em outras vidas quero ser como vc.Aprendo hoje com vc mais que ensino.
    Um exemplo de crescimento constante e aprendizado para minha vida(Fico feliz em constatar que acertei e que consegui fazer de vc um ser melhor que eu)!!

    ResponderExcluir