quarta-feira, 24 de junho de 2009

Homem com H maiúsculo


"Déjeme decirle, a riesgo de parecer ridículo, que el revolucionario verdadero está guiado por grandes sentimientos de amor.." Che Guevara.



Um homem chamado Ernesto Guevara de la Serna, mais conhecido por Che Guevara, marcou o século XX e influencia o pensamento de intelectuais de esquerda até hoje, além de comover uma legião de pessoas pela sua fibra moral. Era um homem extremamente inteligente, idealista, autêntico, altruísta em seus discursos, que veio de uma família de classe média da Argentina com o intuito de defender a classe pobre. Ademais, cursou medicina, tinha asma, causava problemas na escola (era considerado um rebelde rústico, uma má influência pros engomadinhos da época), deixava as "hermanitas" apaixonadas pela sua personalidade marcante e seu espírito libertário, enfim, estava predestinado a causar impactos na história.

De fato, o cara representou os ditos subversivos com toda categoria e charme possíveis acompanhados de uma uma ideologia admirável, a qual eu sinto a necessidade de homenagear, ainda que de forma medíocre, nesse blog. Acho sua história profundamente inspiradora e nada utópica. Se existissem mais pessoas engajadas e interessadas, menos preocupadas com questões fúteis e efêmeras, talvez existiriam mais "che's" no mundo.

Infelizmente, ele não representa a regra, mas a exceção, visto que a maioria das pessoas se ocupa demais com a comodidade. "Já que eu não passo fome e vivo em uma casa confortável, o papai tem um carro 0 km, foda-se o resto! O Governo que se encarregue de melhorar a vida do povão! E que governinho corrupto o nosso, hein?" - um discurso típico da massa ignorante. Não me acho melhor e nem me comparo ao Che, de forma alguma! No entanto, acho que a vida vai além desse cotidiano que estamos sujeitos a viver no momento, com toda essa nóia de vestibular, impressionar os familiares com uma boa colocação final, ir nas baladinhas do momento, beijar os mais bonitos, etc. e tal. São jovens como esses que dão uma má fama aos adolescentes. Quem já não ouviu a gíria idosa "aborrecente"? Pois é, precisamos mudar esse estereótipo já!

Maaaaas, voltando ao meu muso inspirador... Che Guevara! Bom, acredito que ele era um homem com H maiúsculo, pois ele representou que existem outras alternativas para todos, que é possível sim chegar ao poder e não se corromper, abandonando seus ideiais a custo de dinheiro. Para quem não sabe, ele renunciou a todos os cargos que ocupava em Cuba no ano de 1965, e foi lutar em Congo, para ajudar um movimento revolucionário contra a ditadura imposta pelos EUA. Mais tarde, em 1967, com 39 anos, iria para Bolívia liderar mais um movimento revolucionário. Em outubro do mesmo ano, foi preso e fuzilado por ordens da CIA. Morria um homem, nascia o mito.

Ao meu ver, Ernesto foi muito mais que um homem qualquer, foi um líder, um homem sem pátria, dedicado 100% ao seus ideiais, que não se corrompeu e nem perdeu a fé em sua missão. É rapazes contemporâneos, tenham inveja. Che foi e está imortalizado como o cara! Além de tudo, era lindo. Um beijo e um abraço, e "hasta la vitória siempre".


Ah, aqui estão alguns dos pensamentos dele que eu acho super válido postar. Caso alguém queira ler, aqui estão:


"Lutam melhor os que têm belos sonhos."

"Os poderosos podem matar uma, duas ou três rosas, mas jamais conseguirão deter a primavera inteira."

"Sonha e serás livre de espírito... luta e serás livre na vida."

"Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros."

"Ser jovem e não ser revolucionário é uma contradição genética."

"O conhecimento nos faz responsáveis."

"Deixe o mundo mudar você e você poderá mudar o mundo."

"Os grandes só parecem grandes porque estamos ajoelhados"

"Prefiro morrer de pé que viver sempre ajoelhado."

"O importante não é justificar o erro, mas impedir que ele se repita."

"Eles podem até tirar minha vida, mas nunca minha liberdade."

"Eu creio que a primeira coisa que deve caracterizar um jovem comunista é a honra que se sente por ser jovem comunista. Essa honra que o leva a mostrar-se a toda gente na sua condição de ser comunista, que não o submete à clandestinidade, que o não reduz a fórmulas, mas que ele manifesta em cada momento que lhe sai do espírito, que tem interesse porque é o símbolo de seu orgulho. Junta-se a isso um grande sentido do dever para com a sociedade que estamos construindo, para com os nossos semelhantes como seres humanos e para com todos os homens do mundo. Isso é algo que deve caracterizar o jovem comunista. Paralelamente, uma grande sensibilidade a todos os problemas e uma grande sensibilidade em relação a justiça."


Um beijo, Isadora. :)





4 comentários:

  1. Filha, não é atoa que vc tem um nome forte, fico impressionada com a forma que vc se verbaliza em sua escrita. Me emociona sentir em vc essa pessoa maravilhosa, inteligente,íntegra, leal e preparada pra vida.
    Vejo que nosso sacrifício não é em vão e que graças a ele vc tem estória pra contar, mesmo com cicatrizes o que me deixa triste, mas que por outro lado me deixa orgulhosa da mulher que vc vem se tornando.
    Sua beleza é de uma pureza e honestidade indescritível.
    Continue sempre sendo essa garota que está se tornando uma mulher forte que sabe o que quer pra sua vida, não deixe que seus valores se percam no meio dessa sociedade egoísta que vive de aparência em um circo de vida que não valoriza essa essência!!
    Beijos no fundinho de seu coração bem abençoado da mamãe Alana

    ResponderExcluir
  2. Ê Rô, você é um capitalista de merda! But, adoro você!

    ResponderExcluir
  3. Quem morando num País como o Brasil saberia dizer o que seria um "Comunista de Merda"?

    ResponderExcluir